Um outro caminho

Olhar para a estante e ver meus livros de D&D 3e, enfileirados, como que prontos para encarar o pelotão de fuzilamento, dá um aperto no coração, dividido com a chegada da nova edição. Pathfinder é uma alternativa.

PathfinderPublicado pela Paizo, a mesma que até há pouco era responsável pelas revistas Dungeon e Dragon, Pathfinder Roleplaying Game é um sistema de regras baseado na boa e velha 3a edição, que se pretende preencher o vácuo deixado quando os livros básicos forem substituí­dos nas prateleiras. Para não ficar parado no tempo, até agosto de 2009 o sistema será exaustivamente testado tanto internamente quanto por todos os jogadores ao redor do mundo que decidirem dar uma chance a ele. Nesse meio tempo uma versão beta estará tanto nas lojas quanto em um PDF gratuito no site da Paizo. A versão final e definitiva terá uma edição de luxo, em capa dura.

A aposta da Paizo é um tanto quanto arriscada. Afinal, o sistema vai competir diretamente com a nova edição do D&D, com toda a força que a marca possui e os vastos recursos da Hasbro para divulgar e emplacar a nova encarnação do RPG mais famoso de todos os tempos. O público alvo está claramente identificado, o jogador que não vê com bons olhos ter gasto tanto dinheiro com livros que de uma dia para o outro se tornaram obsoletos.

Tentando ganhar mais simpatia desse povo, anunciou recentemente ter recrutado um nome de peso como consultor da linha Pathfinder. Monte Cook vai passar a dar uns pitacos nas regras do sistema, passar os olhos no novo material e dar sua opinião sobre ele. Aparentemente muito mais uma jogada de marketing do que efetivamente um reforço no time de designers.

Para quem tiver interesse, o download da versão alfa já está disponí­vel no site da Paizo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *